terça-feira, outubro 17, 2017

1 ano de caminhada - testemunho da Andreia Pereira

Saudações fraternas!

Os nossos missionários Andreia Pereira, Nuno Vale e João Antunes partem amanhã para Angola. E o povo do Gungo está já "na sua espera", ansioso por cantar Akombe vetu veya. A Ngãla, twapandula! (trad.: Sejam bem-vindas as nossas visitas. Obrigado, Senhor!)

Neste mês missionário, continuemos a rezar por todos os missionários do mundo e pelos povos que os acolhem, e, neste momento, de um modo especial pelos três Ondjoyetu que estão prestes a iniciar a missão que Deus lhes confia.

Sobre um ano de preparação e de missão por cá, em terras lusas, deixamos aqui o testemunho da Andreia:

Eis que o grande dia está prestes a chegar! Foi uma longa caminhada, mas finalmente as malas estão prontas. Vamos conhecer o povo do Gungo!

Faz agora um ano que integrei este querido grupo e foi bom poder contar com o vosso apoio para dar os primeiros passos nesta caminhada. Cada um de vocês me mostrou a alegria imensa do que é ser-se missionário. Eu ainda não sabia realmente qual era a vossa fórmula mágica, mas comecei então à procura. Primeiro foram as sessões da FEC, que foram imprescindíveis para adquirir novos conhecimentos através da experiência de quem já partiu. Consegui alguns pozinhos para a tal receita mágica… Mas… e na prática? Como será?

Eis que surge então a oportunidade de ir fazer a missão no Alentejo, cuja data inicial foi reagendada para eu poder ir. Hum… ser-se missionário significa estar atento às necessidades do Outro. Partimos então para o Alentejo! A experiência de missão no terreno foi algo de encantador: a forma como fomos acolhidos, a vivência em grupo, os momentos mágicos que passámos juntos… Aprendi que o mínimo às vezes torna-se muito. Foi bom perceber que um simples olhar, uma pequena oração ou uma mínima conversa pode fazer a diferença na vida do outro. Aprendi que na vida missionária existem momentos para tudo - oração, convivência, ajuda ao próximo - mas sobretudo que não existe sítio, lugar nem idade para se ser missionário. A missão funciona quando todos colocamos um pedacinho de nós a favor do outro... E descobri finalmente que não existe a fórmula mágica, que eu tanto pretendia! Na verdade, o Espírito Santo concede uma receita pessoal a cada um de nós. E é isso que torna a missão tão vasta e tão especial.

Senti então que deveria transmitir esta alegria de ser missionária a mais irmãos e para tal pedi que se realizasse no passado domingo uma missa na minha paróquia, Turquel, onde o grupo Ondjoyetu esteve presente para fazer chegar mais longe a alegria da evangelização e, quem sabe, despertar mais uma ou duas vocações.

Obrigada por tudo, querido grupo. Até breve!

Boa missão, Andreia, Nuno e João! ;)

✰ O Grupo Ondjoyetu une-se em oração aos familiares e amigos dos que perderam a vida nos incêndios que assolam o nosso país. Que o Espírito Santo os conforte e fortaleça a cada dia, que ilumine os decisores políticos na tomada de medidas concretas para a prevenção deste flagelo e que encoraje todos os cidadãos a unirem esforços pelo cuidado da nossa Casa Comum. Por um mundo melhor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olaaa man@s ondjoyetus, os que já estão na terra do Gungo, os que partem amanhã(falta um minuto ainda) e os que ficamos por cá mas que unidos estamos em missão, uma tristeza por tudo o acontecido no pais mas uma alegria para aqueles que acreditamos num Deus que é misericordioso e que é Pai. Este Pai que escolheu-nos para levar a sua mensagem de Amor e de Esperança aqui ou lá no Gungo talves não só com palavras mas com acções na vida do dia a dia e por isso muito ánimo para cada um de Vós sobre tudo neste mês dedicado as missões. Boa missão! Levem Jesus no coração e a sua mãe como guia. Andreia, João e Nuno muitos irmãos esperam por Vós e nós ficamos na retaguarda para vos apoiar na oração. Um graaaande abraço de urso. Vossa mana ir. Nancy