quinta-feira, julho 06, 2017

Visita aos Centros do Longundo e Caponte

Após a estadia na Donga os voluntários Diana Teixeira e Carlos Baptista decidiram regressar a Portugal. O Povo do Gungo e o grupo missionário agradecem a forma como estes jovens dedicaram o seu tempo de vida em prol da melhoria da saúde do Povo. O jovem Gonçalo Dias continua com o grupo na árdua tarefa na educação para a saúde.

A estadia no Sumbe foram 3 dias de correria. Depois da ida a Luanda para deixar os jovens voluntários, da ida à Conda para abastecimento da água potável, da manutenção de algumas peças do cavalinho, da preparação e organização da viagem, de carregar o cavalinho até não haver mais espaço, partimos em direção ao centro do Longundo. A equipa estava muito animada por ir para os centros do Longundo e Caponte, pois já não rodávamos por estes há um ano, devido às condições climatéricas e geográficas. São dois centros que estão no lado Oeste do Gungo, só é possível visitar no tempo seco devido ao estado das picadas e à falta de pontes.
Partimos para o Longundo no dia 23 de junho e, à nossa chegada, tínhamos a aldeia toda à espera com cânticos de alegria pela visita. A comunidade juntou-se e construiu uma casa de adobes para receber a equipa, ainda cheirava a terra fresca aquando da nossa chegada. Estivemos neste centro 5 dias, fomos visitar e passar o dia em dois bairros Candjila e Chimjamba.
No dia 28 de junho deslocamo-nos para o centro do Caponte. Como é habitual do bom acolhimento do povo do Gungo, ao longo do caminho pelos bairros que íamos passando, fomos ouvindo as músicas de alegria pela presença do grupo e pelo povo não se sentir esquecido. Ficámos 5 dias no centro do Caponte, durante este tempo fomos visitar os bairros Hiquila e Etama.
Durante a nossa passagem pelos centros e pelos bairros desenvolvemos diversos trabalhos. O Pe David realizou encontros com os membros dos Ondjangos (os vários conselhos dos bairros e centros), preparações para a 1ª comunhão, confissões, unções dos doentes e bênção de casas. O futuro médico, Gonçalo Dias realizou consultas e palestras sobre a saúde. A mana Teresa organizou a cantina e geriu a logística das casas por onde íamos passando. O avô Filipe geriu as panelas e foi dando aulas de culinária às meninas que foram colaborando nas cozinhas. A Susana Querido realizou atividades com as crianças e palestras sobre a Pastoral da Criança. Em todos os bairros, após a missa, foram feitas palestras à comunidade em geral sobre os cuidados de saúde, alimentação, higiene, sendo apresentadas as propostas da Pastoral da Criança e da construção de poços para uma vida mais saudável. Durante estes dias, além dos trabalhos, houve sempre os momentos de oração e agradecimento a Deus por esta dádiva da partilha. Para além da Eucaristia rezávamos sempre as laudes (de manhã) e o terço (à noite).
No dia 3 de julho, regressámos ao Sumbe, com 10 horas de caminho e cerca de 160km, muito cansados, mas cheios em espírito. Cada lugar foi mágico devido à simplicidade do espaço para celebrar a palavra de Deus. Cada soar do batuque, cada ritmo de bater palmas, cada timbre de voz, cada riso do mais velho ao mais novo… Foram 11 dias de grande intensidade e vivência junto do povo, partilhando com estes as suas dificuldades e as alegrias.
Esperamos que a visita do grupo a estes centros seja sinal da força de Deus e que tenha ficado alguma sementinha para ajudar o Povo a viver melhor.

Estamos Juntos


Linha da frente

Sem comentários: