sábado, janeiro 21, 2017

“Faz o que puderes, com o que tiveres, onde estiveres”

No passado fim de semana, dias 14 e 15 de janeiro, realizou-se a 1.ª sessão de formação para os voluntários da Plataforma Voluntariado Missionário, realizada pela FEC, na Casa da Saúde do Telhal, sob o tema “Voluntariado missionário e espiritualidade”. Do Grupo Missionário Ondjoyetu estiveram presentes nesta formação os seguintes membros que se encontram em preparação para a missão: Andreia Pereira, Madalena, Nuno Vale e Susana Querido. A sessão tornou-se muito rica, servindo como alicerce para o início da caminhada, e teve como formador o Mestre Juan Ambrósio, teólogo e professor na UCP. Ficou como grande linha orientadora a mensagem do papa Francisco, que nos convida a viver “A Alegria do Evangelho”, uma vez que todos os católicos são missionários, devendo anunciar o Evangelho através do seu modo de viver.

Como missionários tornamo-nos “lanternas da mensagem de Cristo”, podendo e devendo chegar às periferias geográficas e existenciais. Além de toda a vontade em crer e contribuir para um mundo melhor para aqueles que são marginalizados ou vivem em situações precárias, não nos poderemos esquecer do ponto fulcral do nosso voluntariado missionário: ”levar a comunidade a descobrir Deus”, ajudar os nossos irmãos a descobrir que têm a graça do dom do amor de Deus, levar a Boa Nova “Deus ama-te”. É junto deste anúncio e da criação de toda a obra que nos tornamos Missionários.

Outro ponto máximo deste encontro foi o local, que constituiu para nós uma grande dádiva: proporcionou-nos estar junto de irmãos tão diferentes que nos ajudam a reconhecer o rosto de Cristo, entre os seus abraços e sorrisos sinceros.

Fotos: FEC | Fundação Fé e Cooperação


Sem comentários: