quinta-feira, setembro 29, 2016

Grupo missionário Ondjoyetu trouxe mais de quatrocentas pessoas ao Lapedo



Missão do Gungo ajudada em caminhada solidária

O grupo missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, trouxe ao Lapedo, no dia 25 de Setembro, mais de quatrocentas pessoas para participarem na “Caminhada sobre Rodas”, iniciativa que visou a angariação de fundos para a aquisição de um jipe para a deslocação dos missionários pelas terras difíceis do Gungo (Angola). No ano da renovação da geminação entre as Dioceses de Leiria-Fátima e do Sumbe, este grupo missionário pretende dar continuidade a toda a assistência que desenvolve na comuna do Gungo, mais propriamente nas onze aldeias da área em que opera.
Na “Caminhada sobre Rodas” esteve D. António Marto, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima. O Prelado conheceu a vida difícil do Gungo durante a sua visita de Janeiro de 2012, destacando na sua intervenção em Santa Eufémia a importância deste grupo missionário diocesano, a obra realizada e a coragem do Pe. Vitor Mira no trabalho pioneiro da ida para Angola ainda em plena guerra civil, facto que marcou positivamente os naturais do Gungo, deixando-lhes imensas saudades da desejada permanência deste sacerdote. A iniciativa contou também com a presença da ex-atleta Aurora Cunha, vencedora de várias maratonas: Paris (1988), Chicago (1990), Tóquio (1988) e Roterdão (1992); venceu também a típica S. Silvestre de S. Paulo em 1988; foi campeã do mundo 10 km, em Madrid (1984), campeã do mundo 15 km, em Inglaterra (1985), campeã da Taça do Mundo de pista (1985). Representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos. Aurora Cunha ficou impressionada com a paisagem do Lapedo e com o modelo de organização desta caminhada solidária, prometendo ao grupo missionário que, se em 2017 se realizar a segunda edição, voltará a Leiria. Raul Castro, presidente do Município de Leiria, também esteve com os missionários nesta “Caminhada sobre Rodas”, assim como José Sousa, presidente da Liberty, seguradora que tem vindo a apoiar o grupo Ondjoyetu.
A caminhada solidária foi a primeira de várias inicativas que o grupo Ondjoyetu prepara para angariar fundos para a necessária aquisição do veículo todo o terreno destinado à Missão de S. José do Gungo, porque o actual veículo (Cavalinho Branco, assim designado pelas terras do Gungo), que há quase uma década serve esta missão, já conta com um desgaste assinalável nas duras picadas e mais de 300.000 quilómetros feitos nas montanhas que tem troços em terra batida e acessos de grau de dificuldade elevado.

Joaquim Santos

Mais fotos aqui e aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Queridos manos Ondjoyetus: Mesmo que não estive fisicamente convosco eztive e estou espiritualmente. Desde aqui vos acompanho. Desculpem não ter dito antes que ficarei por aqui mas algum tempo devido a um tratamento que estou a fazer. Mesmo assim estou convosco. Longe da vista mas perto do beijinho.PARABENS POR TODO O TRABALHO Relizado.Um beijinho. Juntos perante o sacrario.Vossa mana ir. Nancy