quarta-feira, agosto 10, 2016

Jornadas Missionárias 2016

Nos dias 17 e 18 de setembro, realizam-se em Fátima as Jornadas Missionárias 2016, subordinadas ao tema Missão Com Histórias de Misericórdia.

As Jornadas continuam o seu objectivo geral de descobrir, aprofundar e traçar novos caminhos de evangelização a partir de Cristo, focando-se este ano, de um modo particular, no incitamento do Papa Francisco a que olhemos "a missão ad gentes como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material" (Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2016). "Com efeito", continua o Papa, "todos somos convidados a «sair», como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira."

As Jornadas Missionárias iniciam-se no dia 17 com a intervenção de D. Manuel Linda e o painel constituído pelo Pe. José Vieira, que esteve sete anos no Sudão, o Pe. Adelino Ascenso, dezasseis anos no Japão, e Luís Ventura Fernandez, nove anos na Amazónia. Durante a tarde, os participantes poderão percorrer seis "Tendas de Missão", onde se realizarão seis workshops em simultâneo, um deles - Misericórdia e Voluntariado - dinamizado pelo Grupo Missionário Ondjoyetu. Depois terá lugar um plenário, seguido da celebração da Santíssima Eucaristia. À noite, às 21h30, na Capelinha das Aparições, os missionários e todos os que se queiram juntar são convidados a participar no Terço e Procissão de Velas.

No segundo dia, a 18, teremos o testemunho da Irmã Myri, monja contemplativa portuguesa que pertence à Congregação das Monjas da Unidade de Antioquia e que vive actualmente no Mosteiro de São Tiago Mutilado, em Qara, a 90 quilómetros de Damasco, na Síria. Às 11h00, será celebrada no santuário a Eucaristia Dominical. À tarde, a partir das 15h00, teremos a intervenção de D. José Aguirre, bispo de Bangassou, diocese da República Centro Africana.

A organização do evento é da responsabilidade da Comissão Episcopal de Missões, Obras Missionárias Pontifícias e CIRP.

Marca já na tua agenda! E inscreve-te aqui.
Data limite de inscrições: 09 de setembro
Para mais informações sobre o Programa, clica aqui.


"É nos Evangelhos que o missionário descobre como agir à maneira de Jesus. Ele vê como Jesus se aproxima das pessoas, caminha com elas, ouve-as, faz-lhes perguntas, ensina-as com paciência, trata-as com ternura, mostra-lhes a sua misericórdia com gestos de amor, libertando-as de todo o mal.

A missão é todo este retrato de Jesus em acção. É o saber caminhar com as pessoas nos seus ambientes próprios e levá-las a descobrir a presença de Jesus Cristo nas suas vidas, enchendo-as de alegria e esperança, capaz de gerar processos de conversão, discipulado, comunhão, solidariedade e, naturalmente, missão em cada situação humana e em cada pessoa." Pe. António Lopes, SVD (Director Nacional OMP)

Sem comentários: