terça-feira, julho 12, 2016

Já chegámos e já fomos ao "Gungo profundo" e regressámos ao Sumbe

Saudações,

Graças a Deus chegámos bem a Angola, no dia 04, às 18:30h. No aeroporto tínhamos um amigo à nossa espera para nos encaminhar para o local onde estava o nosso carro e aí pernoitámos.
No dia seguinte, entrámos no trânsito de Luanda para resolver alguns assuntos ao centro da cidade e, depois, rumámos ao Sumbe.
Chegados ao Sumbe, entrámos na casa Ondjoyetu (desculpem a redundância!), Para o Joaquim foi o deslumbramento da chegada a um local e o contacto com pessoas que conhecia apenas por imagens mas que, agora, pode conhecer "in loco".
No dia 07, rumámos aos centros de Longundo e Caponte, os mais "interiores" do Gungo. Aí foi possível reunir com diferentes grupos (entre catequistas, jovens, membros dos movimentos apostólicos, casais, crianças), procurando animar as comunidades e contribuir com algumas formações e reflexões. Também foi possível celebrar a Eucaristia e o sacramento da Reconciliação.
O nosso "novo voluntário" está a dar conta do recado. já pôs a criançada a brincar, os jovens a pensar, a comunidade a fazer perguntas sobre: "como é lá em Portugal".
Informamos ainda que, mesmo estando em zonas sem rede de telemóvel, a 2 km do bairro onde estávamos no dia da final do campeonato europeu, pudemos acompanhar o jogo e soubemos que Portugal ganhou. Quando íamos para "assistir" ainda não sabíamos quem era o adversário. O jogo passou na televisão pública de Angola e o Honório Verniz, comerciante, tinha a televisão e o gerador a funcionar.
Estamos distantes mas estamos juntos (muito mais que pela bola)!

Sem comentários: