quinta-feira, julho 02, 2015

Visita Pastoral ao Gungo 2015

Caros amigos e amigas, muito bom dia.
Como estava anunciado, de 26 a 28 de Junho teve lugar a visita pastoral de D. Luzizila Kiala à Missão do Gungo.
O primeiro ponto de encontro com a comunidade foi na Tuma, aldeia e centro da zona mais plana do Gungo e também mais próxima do asfalto. Aí o Sr. Bispo celebrou a Eucaristia e almoçou.
A visita prosseguiu com a viagem para a Donga em ritmo lento e com muitos saltos por causa do mau estado da picada.
No chamado Gungo Posto, sede da comuna que fica junto à aldeia do Uquende, registou-se a segunda paragem para uma saudação e breve encontro com as autoridades oficiais (administrador e seu elenco) e tradicionais (principais sobas). Do diálogo mantido destaca-se a importância da presença da Igreja Católica no Gungo e o seu contributo para o bem-estar espiritual e social das pessoas e a ainda a necessidade de convergência de esforços no sentido de superar muitas das carências da comunidade.
A viagem prosseguiu com os jipes cada vez mais ocupados com as pessoas que iam pedindo boleia para a capital espiritual do Gungo.
O acolhimento de D. Luzizila na Donga foi exuberante. Uma pequena multidão o esperava e recebeu com os habituais cânticos e danças. Foi acompanhado até ao local das celebrações campais onde lhe foi lida uma mensagem de boas vindas e bebeu o “copo de água do acolhimento”.
A noite caía e com ela veio a iluminação silenciosa da Donga, graças aos painéis solares; mas a alegria extravasava nas danças festivas deste povo feliz com a visita do seu pastor.
O sábado foi de encontros com vários grupos: catequistas, crismandos, jovens e Movimentos apostólicos. Ao fim do dia teve lugar a Eucaristia.
O domingo foi o dia grande com a eucarística em que 40 pessoas, desde jovens e mais velhos, receberam o sacramento do Crisma. Foi uma celebração contagiante de alegria. Momento marcante foi o da apresentação dos dons: embora as pessoas do Gungo sejam pobres, souberam partilhar da sua pobreza.
Após o almoço com catequistas e outros colaboradores mais próximos da missão, foi a despedida e o regresso ao Sumbe.
Nas suas intervenções o bispo do Sumbe destacou a importância da presença missionária nesta área e mais concretamente da geminação entre as dioceses do Sumbe e Leiria-Fátima. Chamou a atenção para a necessidade de aproveitar as oportunidades de crescimento que são dadas à comunidade com base do tripé: escuta, aprende, ensina! Também focou a sua atenção em questões como o alcoolismo, a poligamia, a feitiçaria, o analfabetismo e a necessidade de um testemunho cristão autêntico.
Calculamos que da Donga tenham estado entre 800 a 1000 pessoas. Muitas chegaram de muito longe com as suas cargas à cabeça onde se incluía a lenha para cozinhar as suas refeições.
A missão tem vindo a melhorar as condições de alojamento das pessoas. Para isso foram feitas duas estruturas em blocos e barras de ferro onde foram colocadas as lonas usadas oferecidas em Portugal pela Transportadora “Luís Simões”; várias dezenas de pessoas dormiram nessas tendas ao abrigo do frio deste tempo de cacimbo. Também foi colocado um depósito de água para abastecer a missão; durante os três dias da visita o camião transportou do rio para a missão 14.000 litros de água.
Muito mais se poderia contar e mostrar em fotografias do que foi esta visita. Fica esta pequena partilha com todos aqueles que nos acompanham porque sabemos que esta missão é de muita, muita gente. E muito obrigado à linha da retaguarda pelo apoio que sempre nos dá.
Hoje vamos subir para visitar o centro do Uquende.
Um abraço de todos nós.

P. Vítor Mira

2 comentários:

David Nogueira disse...

Muito obrigado pelo testemunho.
É sempre bom podermos acompanhar o que se vai passando.Foi mais um momento grande na missão. Assim se confirma mais uma vez a importância dessa presença como pólo de desenvolvimento aos vários níveis.
Continuação de boa missão e contem connosco para o apoio.
Abraço!

Tio Serra disse...

Olá linha da frente.Obrigado Pe. Vítor pelas boas noticias e lindas fotos que mostram o quanto a Donga está desenvolvida e com uma grande multidão que partilhou a visita do Sr. bispo, e alguns receberam o sacramento do Crisma, o Gungo ficou mais rico pois estes irmãos em Cristo receberam o Espírito Santo em abundância.
Votos de boa missão.
Um abraço missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra