quarta-feira, junho 24, 2015

À espera da Visita pastoral

Olá, muito bom dia.
Votos de bem-estar.
Nós por aqui estamos bem, graças a Deus.
Estou no Sumbe, quase de partida para o Gungo e com mo Cavalinho Branco carregado.
O resto da equipa ficou na Donga a ultimar os preparativos da visita pastoral do Sr. Bispo, D. Luzizila Kiala, que terá lugar de 26 a 28 deste mês, ou seja, já neste fim-de-semana. Durante a visita terá vários encontros e irá crismar 42 pessoas.

Estes últimos dias têm sido de preparação desta visita.
As comunidades, muito dispersas, estão avisadas e foi feito um pequeno folheto com o programa da visita e outras informações alusivas a esta ocorrência.
Em termos de estruturas físicas, temos a alegria de informar que as duas casas que temos vindo a construir estão praticamente terminadas, pelo menos em termos de habitabilidade.
Foram colocadas as portas e janelas e também foram caiadas por dentro e por fora, a combinar assim com a imagem renovada da missão, graças a campanha “Missão com Pinta”, a que já nos referimos.
Muitos são os que nos têm apoiadas nestes trabalhos. Mas aqui cabe uma palavra especial gratidão à MOPIC, que nos ofereceu a cal, e ao nosso amigo Luís Matias que foi o grande impulsionador da referida campanha. Também o nosso amigo Adriano Caseiros nos ofereceu as janelas de alumínio que dão outra beleza e conforto a estas casas. Agora, uma ficará à responsabilidade do catequista José Calei e a outra da dupla David Bocoto e Luís Zeferino, responsáveis, respetivamente, da lavra e da cantina. Se Deus quiser, D. Luzizila irá inaugurar estas duas casas.
Foi Também colocada uma cobertura junto ao salão que serve de capela e que será o local do altar nas missas campais.
Temos ainda vindo a trabalhar na construção da nossa pequena pocilga, que está quase pronta, como se pode ver.
Já abrimos um grande buraco onde será feita a fossa das duas casas já feitas e de uma terceira prevista para ficar entre as duas existentes. Foi ainda aberta uma vala para colocação do tubo de drenagem dessa mesma fossa.
Neste últimos dias temos vindo a trabalhar na construção de umas tendas que servirão de local de dormida de pelo menos algumas das pessoas que virão à Donga nos próximos dias. É por isso que o Cavalinho Branco está carregado com os tubos que vemos na foto.
Estas tendas vão ser cobertas com lonas usadas, oferecidas pela empresa de transportes Luís Simões e transportadas para Angola pela empresa Espaço Mecânico. A todos, um grande obrigado.
Hoje falámos muito das coisas materiais porque elas são importantes para que a mensagem espiritual possa chegar ao coração das pessoas. O terreno está preparado, pelo menos um bocado. Esperamos agora pela semente e uma boa chuva que permitam que esta visita pastoral dê bons frutos na comunidade do Gungo.
O Diamantino está bom, de saúde, e anda muito emprenhado em todos estes trabalhos; por isso preferiu ficar. A Teresa e o avô Filipe também estão bem. Todos enviam de muitos cumprimentos e agradecem todo apoio material e espiritual.
Aproveito para informar que o avô Filipe tem passaporte e já estamos a tratar do seu visto para ir a Portugal, no final de setembro. Já temos entrevista marcada no Consulado. Vamos rezar para que tudo corra bem.
Ficam as fotos que ilustram as palavras.
Um abraço e cumprimentos a todos.
Estamos juntos.

P. Vítor Mira

1 comentário:

Tio Serra disse...

Obrigado Pe. Vítor pelas belas noticias e pelas fotos que bem ilustram como a sede da missão na Donga está muito linda, graças ao vosso trabalho de equipa.
Por tudo o que vejo só me resta dar graças a Deus pelo trabalho realizado.
Faço votos que a visita pastoral do Sr. Bispo, D. Luzizila Kiala seja uma grande bênção para os crismados para o povo e para a nossa missão.
Para todos um abraço missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra