quinta-feira, abril 23, 2015

Equipa aguadeira

Boa noite.
Hoje o nosso novo missionário teve mais uma experiência nova (e vão sendo muitas): foi à Conda buscar água para o nosso consumo.
A Conda é uma vila que fica a cerca de 100 km. do Sumbe para o interior e onde se chega a partir de um desvio da estrada da Gabela.
Agora é um pouco melhor lá ir porque toda a estrada está asfaltada, mas ninguém nos poupa a um bom trecho muito sinuoso e que exige muita atenção do condutor.
Este hábito de lá ir a uma nascente buscar água já vem desde o ano 2006. Ao longo destes quase nove anos poupámos muito dinheiro evitando a aquisição deste bem tão essencial à vida. De cada vez que lá vamos trazemos cerca de 1000 litros e por isso a equipa é só de três elementos para haver lugar para os bidons.
Como a mana Teresa já é "velha" nestas andanças propusemos que a acompanhassem o Diamantino e a Rita, dois estreantes.
De manhã estavam todos bem dispostos e lá foram cumprir esta tarefa. Eu e as meninas Rosa e Celestina, que estudam, ficámos em casa com outras tarefas.
Ao fim do dia chegou o trio aguadeiro.
Dizia o Diamantino que para lá foi turismo, pois conheceu coisas que nunca tinha visto. A tarefa e o regresso já foram mais duros porque lavar, encher e carregar 40 bidons de água ainda é "dose". No regresso ainda apanharam chuva, mas não houve percalços, graças a Deus.
Agora devemos ter água para beber para uns dois a três meses.
Amanhã de manhã partirei eu para o Gungo para ir buscar os representantes da comunidade que vêm participar nas ordenações de dois diáconos que terão lugar aqui no Sumbe no próximo domingo. Por isso, é subir amanhã e descer no sábado.
Um abraço e tudo de bom.

P. Vítor Mira 

3 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações,

obrigado pelas novidades fresquinhas. Os bons hábitos continuam. Que o Diamantino continue a ter boas experiências e a conhecer os cantos à missão e suas tarefas múltiplas.
Boa missão para todos.

Anónimo disse...



Boa noite!

Feliz por saber que estes pequenos e importantes gestos da Missão vão continuando :)

Muita coragem para os desafios que forem surgindo.

Atentamente

ana carreira

Tio Serra disse...

Dou graças a Deus pela boa integração do Diamantino que até já vai á água que não é tarefa fácil.
Bem agora faço votos que já estejas um pouco integrado para aliviar o Pe Vítor nas tarefas que dizem respeito aos leigos missionários.
O meu abraço para o povo do Gungo com saudades.
Um abração para a toda a equipa missionária.
Estamos juntos.
Tio Serra.