segunda-feira, dezembro 15, 2014

Ordenações sacerdotais no Sumbe

Olá, muito boa noite.
Vimos partilhar convosco um acontecimento muito importante que se deu há mais de uma semana mas ainda não tive oportunidade de reportar aqui.

No passado dia 7 de Dezembro, véspera da Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da Igreja Catedral e da diocese do Sumbe, foram ordenados três padres.
Foram eles Ernesto Sambandy, natural de Benguela mas que entrou no seminário do Sumbe, Lázaro dos Santos, natural do município da Conda, desta diocese e província, e Matias António, natural do “nosso” Gungo, por sinal, o primeiro padre proveniente desta comunidade. Os três tinham sido ordenados diáconos no passado dia 4 de Maio.
Tendo em conta que se previa um grande número de participantes na missa, como já tem acontecido em circunstâncias idênticas, ela teve no exterior da catedral, no espaço que frontal.
A contrastar com o frio de Portugal, tivemos um dia que começou nublado, mas quente, Depois abriu o sol com um calor bem intenso que a todos fazia transpirar.
Mas estas condições não impediram de termos uma missa bem animada com os habituais cânticos, danças e manifestações de alegria próprias deste povo a juntar a um colorido que faz destas celebrações experiências únicas, mesmo que se repitam.
Na sua homilia, o bispo da diocese, D. Luzizila Kiala, sublinhou a necessidade da autenticidade e do testemunho na vida sacerdotal.
No fim da missa houve um almoço nas instalações anexas à casa episcopal para os missionários, familiares e convidados dos novos padres.

O P. Matias já tem a sua “Missa Nova” no Gungo marcada para o dia 18 de Janeiro. Será um acontecimento que irá marcar e mexer com a comunidade e é nesse sentido que já nos estamos a preparar.
Damos graças a Deus por este dom que Ele deu a esta diocese e à Missão do Gungo.
Nesta foto vemos os três diáconos, estando o Matias (o mais alto) ao centro.
Um abraço e santo Advento.

P. Vítor Mira

2 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações e votos de bem estar,
Muitos parabéns aos três neo-sacerdotes e parabéns ao Gungo que vê deste modo um filho seu a chegar ao sacerdócio.
Desejo que a missa nova seja uma oportunidade de mobilização e testemunho vocacional.
Um abraço à Equipa e a todo o povo com votos de santas festas natalícias.

Anónimo disse...

Olaaa manos do Gungo:
Então estamos de PARABENS tambem por este DOM de Deus.
Claro que é motivo de alegria e de acção de graças. Que este seja o priemiro de muito sacerdotes do GUNGO e claro de toda a diocese.
um graaaande abraço para o no vo padre.
um beijinho.
Bom trabalho
Vossa mana Ir.nancy