quarta-feira, outubro 22, 2014

Vigília Missionária Diocesana

Em pleno mês das Missões, a Diocese de Leiria-Fátima promoveu na sexta-feira passada uma vigília missionária, que foi presidida pelo Pe. David Nogueira, coordenador do Serviço de Animação Missionária da Diocese.

Na igreja do Espírito Santo, em Leiria, que se encheu de pessoas e de calor cristão, rezou-se por todos os povos, pelas missões, pelos missionários, por todos nós. A Palavra de Deus escutámos, nas imagens e mímicas colocámos o nosso olhar atento, em silêncio refletimos, pelos testemunhos a nossa coragem aumentámos, pelo canto louvámos Quem nos fortalece, na oração pedimos trabalhadores para a messe.
Durante a vigília, fizemos uma viagem ad gentes, passando por cada um dos continentes, e uma viagem pelas periferias, “dando passos” pela rua, pela praça, pelo local de trabalho, por um simples caminho. Na verdade, a missão ad gentes não encerra em si toda a condição do missionário. Para sermos missionários não é única condição que tenhamos de partir para terras distantes. Todo o cristão, além-mar ou na sua comunidade, poderá ser uma imagem do Bom Samaritano, debruçando-se sobre aquele que está caído no caminho. 
A Vigília Missionária contemplou momentos fortemente simbólicos: a representar cada um dos cinco continentes, além das 5 velas que iam sendo acesas à medida dos “passos”, tivemos a presença de quatro padres, da Europa, Ásia e África, e da nossa Ir. Nancy, da América, que procederam à leitura da Palavra. “Não deixemos que nos roubem o Evangelho!” 

Os testemunhos da noite foram dados pelos seguintes missionários: Ir. Graça Lameiro, do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, e que se encontra em missão na Colômbia; Mónica Faria, dos Jovens Sem Fronteiras e que esteve em missão em Moçambique; e Pe. Rogério Dovala Chitapa, da diocese do Sumbe, que, no âmbito da geminação desta diocese com a de Leiria-Fátima, é neste momento pároco da Maceira. “Não deixemos que nos roubem a Força Missionária!”
 
A colaborar na celebração estiveram os Jovens Sem Fronteiras, o Grupo JuFra de Leiria, o Grupo Missionário Ondjoyetu, diversas Congregações de irmãs, irmãos e sacerdotes, e todos aqueles que participaram saindo do conforto do lar… para o conforto do regaço da oração em comunidade. “Não deixemos que nos roubem a Comunidade!” 



A alma e a fonte da Missão é o Amor. Que Deus ajude cada missionário (cada um de nós, cristão!) a deixar um rasto de Amor por onde quer que vá... “Não deixemos que nos roubem o Ideal do Amor Fraterno!”

Sem comentários: