terça-feira, abril 08, 2014

Projecto do BTC - Ajudante de grande porte

Saudações aos caros amigos Ondjoyetu,
 
Enquanto a Equipa da Linha da frente está por terras do Gungo e avança com os programas de formação humana e cristã, agricultura, melhoria de infraestruturas e outros trabalhos que vão surgindo, por cá vamos avançando na preparação da próxima fase do projecto de BTC (Bloco de terra comprimida).
Um dos trabalhos a realizar na produção deste tipo de blocos é fazer a mistura da terra (argilosa) com alguma areia e com a pequena quantidade de cimento e depois humedecer e homogeneizar. Para isto cada monte de mistura leva cerca de doze voltas. Isto provoca um grande desgaste físico nos trabalhadores e, estando esses trabalhadores no estaleiro não podemos contar com eles em obra. Tendo feito esta observação e avaliação procurámos uma solução que nos ajudasse e eis que a generosidade de um bom coração nos ofereceu uma betoneira especial que é prória para este tipo de massa. O misturador de eixo vertical.
Foi necessário adaptá-lo à realidade local com a substituição do motor eléctrico por um motor diesel e aligeirar alguns aspectos. Cremos que será uma mais valia para tornar a produção dos blocos mais rápida e menos cansativa, podendo contar com mais trabalhadores na construção.
Apresento as fotos desta máquina que, assim, faz conjunto com a outra máquina de prensar os blocos. Um grande bem haja a todos os que têm colaborado para que, dentro em breve, no Gungo, se possa retomar o projecto de construções em BTC com nova técnica e isso possibilite criar melhores condições de funcionamento da missão e de vida para o povo.



 
 
 

Sem comentários: