quinta-feira, novembro 07, 2013

Trabalhos na Donga e vistas aos centros

Boa noite e votos de bem-estar
Antes de mais, queremos deixar aqui o nosso voto de pesar e sentimentos ao P. David, à Jacinta e toda a família pelo falecimento da Sra. Emília de Jesus Costa e a certeza da nossa oração.
Por aqui as nossas atividades vão prosseguindo em várias frentes, como é habitual.
No campo pastoral, nas últimas semanas tivemos dois retiros: um para os casais da Igreja que se preparam para o batismo dos seus filhos e outro para os casais da Igreja que têm alguma irregularidade (normalmente homens que se encontram em situação de poligamia) e também pretendem batizar os seus filhos; estes, tendo em conta a situação em que se encontram, têm formações suplementares no sentido de corrigirem a sua situação.
Pelo meio visitámos o centro do Culembe, onde celebrámos o domingo e tivemos várias reuniões e atividades com a comunidade. Neste último domingo estivemos no Uquende onde preparámos e celebrámos a Eucaristia que marcou o encerramento do Ano da Fé ao nível da Missão do Gungo.
No campo das nossas atividades mais sociais continuamos os trabalhos na Donga, onde já iniciámos a colocação da estrutura metálica que vai suportar o telhado da casa que temos estado a construir e se destina ao caseiro da missão. Antes foi preciso preparar o ferro com a sua limpeza, pintura e execução de duas asnas. Os progressos feitos estão patentes na fotografia em anexo. Também em podemos ver uma outra fotografia que mostra o Carlos a carregar os tubos de ferro para a Donga. Tem sido ele o grande artífice de todos estes trabalhos do telhado da casa da Donga.
Durante estes últimos dias também fomos à Tuma buscar a betoneira com o camião e pudemos constatar o ponto em que se encontra a construção da casa de passagem deste centro: agora espera a colocação do telhado, o que será feito logo após a casa da Donga.
Outra das frentes dos nossos trabalhos tem sido a agricultura. Vamos colhendo algumas produções da nossa horta; o que mais deu foi cenoura, algumas bem grandes e bonitas, como se pode ver na foto. Mas também está a dar alho, cebola, tomate, pepino, entre outros produtos. O maior inconveniente tem sido a passagem dos bois por lá que têm feito alguns estragos. Mas já estamos a preparar uma vedação que evite a continuação disto.
Com a queda das primeiras chuvas também é tempo de lançar algumas sementes à terra, nomeadamente milho, feijão, mandioca e abóbora. Os bois têm andado um bocado “refilões” e já fugiram duas vezes em cenas caricatas que só não dão para rir porque vemos o esforço do pobre e pequeno Paulo David que corre desenfreadamente atrás deles pelo meio de paus e de capim para os recuperar.
Bem, o texto vai longo e só deu para contar um pouco do que por aqui vivemos. Mas fica esta partilha que sempre gostamos de fazer.
Amanhã dois de nós iremos voltar ao Gungo e no Uquende encontrar mais três membros do nosso grupo que virão da Donga. Depois seguiremos juntos para a visita ao Chitonde que decorrerá até ao próximo domingo.
Um grande abraço para todos.

P’la equipa missionária, P. Vítor Mira



3 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos!

Obrigada pelas noticias. Fico feliz com avanços no trabalho espiritual e também com os trabalhos a nível material.

Recordando a "Missão do Alentejo" e a minha oração preferida à hora das refeições:" - Senhor dai pão aos que têm fome... e dai fome de Ti aos que têm pão. Amen. "

As duas dimensões da missão completam-se, no meu humilde entender.

Cumprimentos e continuação de Bom Trabalho.

ana carreira

Anónimo disse...

Olaaa manos da linha da frente:
PARABENS pelo vossso esforzo Deus continue a ser a vossa FORTALEZA!
Um beijinho e abraço.
Estamos juntos.Continuação de muito ánimo!
Vossa mana Ir.nancy

Tio Serra disse...

Olá Linha da Frente......
Obrigado pelas vossas notícias que são sempre bem recebidas por nós. Estou feliz por saber que em geral a missão está a trabalhar em todas as frentes mesmo com um número reduzido de missionários, a missão é de Deus, e o trabalho do homem é dignificado Nele.
Bem quero agradecer a Maria, Rainha das Missões, a força e o amor que a linha da frente tem dispensado a todos os trabalhos da missão.
Um abraço missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra.