domingo, agosto 25, 2013

D. Luzizila Kiala ordenado bispo no Uíge

Hoje, dia 25 de Agosto de 2013, o P. Luzizila Kiala foi ordenado bispo no Uíge, sua cidade Natal, fazendo até agora parte do clero diocesano.
A celebração eucarística, que teve lugar no campo de futebol 4 de Janeiro e presidida por D. Emílio Sumbelelo, bispo do Uíge, contou com a presença de 19 bispos/arcebispos, 150 padres, várias centenas de irmãs e alguns milhares de fiéis oriundos de vários pontos de Angola, mas principalmente de Sumbe, Malange e da própria diocese.
Na homilia que proferiu o bispo local recordou a missão do bispo na Igreja e incentivou o novo prelado a deixar-se guiar pela força do Espírito.
No fim da missa foram entregues ao novo bispo vários presentes e foram proferidos discursos pelo Sr. Governador do Uíge, pela vice-governadora do Kwanza Sul, pelo presidente da CEAST e pelo próprio D. Kiala.
No fim houve um almoço oferecido a todos os convidados.
No próximo dia 8 de Setembro D. Luzizila Kiala tomará posse como novo bispo do Sumbe, sucedendo a D. Benedito Roberto que desde Agosto do ano passado acumulava as funções de arcebispo de Malange e administrador apostólico do Sumbe.
A equipa missionária da diocese de Leiria-Fátima também esteve presente nesta ordenação com todos os seus elementos e ainda dois catequistas da comunidade do Gungo a representar a comunidade.
A título de curiosidade informamos que "Luzizila" quer dizer em Português "Paciência" e que o lema do novo bispo é "Paciência e Alegria no Serviço da Igreja"

P. Vítor Mira

 

5 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado P. Vítor pelas notícias da ordenação do novo Bispo do Sumbe D. Luzizila Kiala, a tradução do nome, também faz muito sentido, paciência, é uma arma muito importante na missão.
Votos de boa viagem até ao Sumbe.
Um grande abraço a todos.
Estamos juntos.
Tio Serra

David Nogueira disse...

Saudações,

Muito obrigado por este testemunho. Desejamos ao novo Bispo que consiga servir a igreja particular do Sumbe o melhor possível e que ajude a renovar a igreja dessa diocese e a progredir cada vez mais. um abraço de felicitações para todos.

Upange Uwa!

Unknown disse...

Eu agradeço a Deus por nos conc
eder um grande pastor. Peço a sua excelencia reverrendissima Dom Luzizila Kiala paciência e coragem, hâ muitas ovelhas perdidas que merecem ser juntadas as outras.

Rita disse...

Parece ter sido uma grande celebração...
Boa continuação de missão a todos, agora também com o novo sr. Bispo!

Unknown disse...

Dou graças a Deus com todos vós pela Igreja de Angola. Obrigado P. Vítor pelas notícias que visito muitas vezes. Bem haja! Beijo Deolinda