terça-feira, julho 24, 2012

Criança Semente de PAZ




A PASTORAL DA CRIANÇA!

No fim de semana de 13 a 15 de Julho decorreu no Lobito/Benguela o Encontro Nacional da Pastoral da Criança, em que estiveram presente 15 Dioceses de Angola que estão a desenvolver esta actividade. O Gungo também se fez presente pelo Coordenador a nível da Missão, o João Domingos Pacheco, e pela Equipa Missionária.
É importante dizer que a caminho do Lobito o nosso Cavalinho atingiu os 200 000 km (até tive que parar para tirar a bela da fotografia), entre asfalto e “orifícios” da picada a nossa viatura está de parabéns.

Este encontro foi um excelente momento de partilha e crescimento, entre os diversos Coordenadores Diocesanos com a Coordenação Nacional.

No Domingo após o almoço convívio fomos directamente para o Gungo, Missão Donga, com uma formadora de Benguela, a Tia Henriqueta, para uma semana de formação aos líderes da Pastoral da Criança. Esta semana de formação contou com a participação de diversos líderes de toda a missão, parteiras, sobas e catequistas. A formação foi toda dada em Umbundo, o que se torna uma mais-valia na aprendizagem destes.



Apesar do frio que se fez sentir e de ter originado algumas gripes, temos um total de participantes de 61 pessoas.

Na celebração de domingo, contamos com a presença do Padre Guilherme, do seminário do Sumbe, onde se realizou o rito de envio dos líderes da Pastoral da Criança e a emocionante despedida do nosso Mano Jorge que está a terminar o seu tempo de Missão. Após o almoço partilhado com a comunidade, onde tivemos a presença do belo cabrito surpresa cozinhado pelo nosso “Engenheiro das Panelas”, o avozinho Filipe, foi tempo de todos regressarem às suas casas e nós deslocarmos para o Sumbe.

Pastoral da Criança... Um projecto que encanta, que apaixona!
A motivação, a garra, o amor e vontade de fazer mais pelas crianças do Gungo destes líderes é um grande exemplo de fé.


Eu vim para que tenham Vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10, 10).

Tukasi Kumosi*
Mana Ersa

8 comentários:

Lucinda disse...

Obrigada Elsa! Gostei muito de saber as novidades! Parabéns a todos os intervenientes nesse trabalho importantíssimo que é a Pastoral da criança, e parabéns ao "cavalinho branco" por tantos quilómetros percorridos ao serviço da Missão!
Beijinhos para todos

Inês Pereira disse...

"Para que todos tenham vida e a tenham em abundância!" Que bom ver a forma bonita como a Missão continua, o empenho dos líderes que continuam a sua formação :D
Parabéns a todos que possibilitam este trabalho, incluindo ao nosso cavalinho branco que cada vez mais conhece os orificios da picada :D
Estamos Juntos*
Mana Inegi*

Anónimo disse...

Mana "Ersa" obrigada por nos fazeres sentir tão perto dessa missão!!! Continuem o lindo trabalho da Pastoral da Criança...
E que o cavalinho branco continue a somar muitos Kms :)

Estamos Juntas *
Beijinhos
Ana Matos

Dina Lourenço disse...

Olá "sementinhas da vida e da Paz", é bom saber que tudo vai correndo bem e com uma excelente equipa em misão e claro tb sobre rodas nesse lindo cavalinho branco... boa continuação e votos de um grande desempenho nesta tarefa ligada á Pastoral da criança. Beijocas.

Tio Serra disse...

Bom dia Linha da frente, obrigado pelas vossas noticias da pastoral da criança, Jesus disse,
"Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o
Reino dos Céus"(Mt 19,13)
Dou Graças a Deus pelo trabalho da pastoral da criança, e por todos vós.
Parabéns aos que cuidam do cavalinho branco, para que ele não sofra nenhuma gripe.
Um grande abraço.
Estamos juntos.
Tio Serra

Anónimo disse...

Olaaaaaaaaaaá Mana Ersa:
PARABENS pelo vosso trabalho,cuidem-se muito.
Um abraco muito apertadinho de urso.
Estamos unidas na oracao.
Cumprimentos para todos.
Vossa mana Ir.Nancy

Anónimo disse...

Mana ... que saudades! A Missao tambem é a marca bonita que deixou em nos ;) ana carreira

Mana Sara disse...

Muitos parabéns pelos trabalhos desenvolvidos. É tão bom ver que a passo e passo se vão conseguindo atingir objectivos tão importantes. Com a persistência do homem e a vontade de Deus vai crescendo esta missão.

Um abraço apertadinho