quinta-feira, março 22, 2012

Retiro de Catecúmenos na Donga

Muito boa noite.
Aqui fica mais um pouco de partilha missionária para todos os amigos que nos visitam e gostam de saber mais de perto como vai a nossa missão.
De 14 a 18 de Março estive na Donga, sede da nossa missão, e que, recordo, fica a 130 km. do Sumbe.
O primeiro ato realizado foi a celebração da missão que inclui o rito de eleição dos catecúmenos que já tinham sido aprovados anteriormente. Também estiveram presentes os seus futuros padrinhos que os apresentaram. Foi uma celebração simples, já às escuras, mas que se sentiu ser um passo importante para as 21 pessoas que, se Deus quiser, irão receber o Batismo na próxima Páscoa.
Nos restantes dias, até domingo, estivemos em retiro que não foi mais que tum tempo de formação e preparação catequética e espiritual para o passo que estas pessoas irão dar.
Neste trabalho contei com a preciosa ajuda de alguns catequistas que iam traduzindo para Umbundo o que eu dizia; algumas pessoas entendem bem a língua portuguesa, outros mais ou menos, outros muito pouco; e falar na língua materna tem sempre outro efeito.
Durante estes dias procurámos seguir o ritmo do dia solar porque ali não há energia elétrica. O levantar era às 5 horas da madrugada, ainda escuro. Enquanto nos preparávamos e fazíamos uma pequena oração, o dia começava a clarear. Depois íamos para os trabalhos da lavra: no primeiro dia fomos colher o milho da lavra da missão, ainda com a ajuda dos padrinhos e outras pessoas da comunidade; nos dois dias seguintes regámos a horta e colhemos a ginguba (amendoim). Os resultados das colheitas foram fracos porque o ano foi muito seco.
Após estes trabalhos, a higiene pessoal e o mata-bicho, começávamos o resto da atividade com a oração da manhã, seguindo-se a apresentação dos temas catequéticos. Ao fim do dia tínhamos a missa e à noite rezávamos o terço.
O retiro terminou no domingo com a eucaristia dominical em que foi feito o segundo escrutínio dos nossos catecúmenos.
No fim da missa, e como que para festejar, veio uma forte ventania, vieram alguns relâmpagos com trovões e caiu uma forte chuvada, algo por aqui muito desejado porque o ano vai muito seco.
Fica aqui a fotografia dos que estivemos neste retiro. No lado oposto àquele em que me encontro estão os quatro catequistas que deram apoio neste trabalho.
Um abraço e fiquem bem.
P. Vítor Mira

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigada pela partilha de notícias e imagens que nos vão chegando, com trabalhos bastante atribulados, e, o tempo bem aproveitado, tanto com luz como às escuras, isto é o que se chama missionários multi-funções... Continuação de boa missão para todos vós!

Rosinda

Anónimo disse...

Olà! Gosto de ver a dedicaçao ao trabalho espiritual. O outro tambem é necessario pois a saude é um bem estar bio, psico, social (Noçao da OMS).
Espero agora que os nossos irmaos de Angola, estejam dispostos a escutar Deus na sua manifestaçao silenciosa de fé.
ana carreira

P.S. està uma imagem que gostava de partilhar no facebook de Mafalda Gameiro, solicitadora e membro do Ondjoyetu:)