quinta-feira, janeiro 19, 2012

Subindo ao Gungo (II)

Olá amigos e amigas, muito boa noite.
O Sr. Bispo já regressou a Portugal e, graças a Deus, tudo correu bem. Foi bonito ver uma tão grande família missionária no momento da partida e do regresso do Sr. D. António.
Mas ainda há muito que contar sobre a presença dele entre nós porque foi um grande momento da nossa missão. Por isso, com alegria e gratidão, partilhamos mais um pouco do que foi esta viagem.
A subido à aldeia do Uquende foi algo demorada devido ao mau estado da picada. Mas, felizmente, tudo correu bem.
Umas centenas de metros antes de chegarmos à aldeia parámos para ir visitar as obras da casa da moagem, feita em BTC, e que já tem as paredes levantadas, havendo a esperança de em breve poder começar a fazer farinha.
Depois seguimos para o Uquende onde estava uma enstusiasta multidão (outra!) à nossa espera.
Mais uma vez o acolhimento à entrada da aldeia, os cânticos, as danças, as palmas, os gritos de alegria, o calor de um acolhimento que não deixa ninguém indiferente. Até um arco enfeitado foi feito para manifestar a satisfação da comunidade pela visita.
Quando o contexto o permitiu o catequista Celestino leu uma mensagem de boas-vindas a que o Sr. D. António respondeu dizendo que era para ele uma grande alegria estar ali com aquelas pessoas, poder ver e conhecer os seus rostos, partilhar um pouco da sua vida.
Depois todos seguimos para junto da capela da aldeia onde foi feita uma oração na parte exterior.
À noite ainda foi rezado o rosário, agora já no interior da capela que ficou repleta de gente.
Entretanto, chegou a hora do descanso que o dia tinha sido logo e cansativo, cheio de emoções, risos palmas, cânticos e também muita transpiração.
O Sr. Bispo retirou-se para os seus aposentes, muito simples e pobres, mas preparados para ele com toda a dedicação e carinho.
Para não cansar demasiado por aqui me fico. Logo que possa contarei mais um pouco desta memorável visita. Aqui fica uma fotografia tirada nesta aldeia do Uquende no momento do discurso.
Um abraço e continuação de boa semana.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Luís Lopes disse...

É agradável saber que a visita do Sr. bispo contribuiu para reforçar os laços entre a nossa diocese e a missão do Gungo. Um abraço para todos com amizade.

Dina Lourenço disse...

Como é maravilhoso, ler estas "histórias verídicas" e com um final feliz, é de admirar... vão com uma ideia pré-definida um pouco de suspense... mas no regresso chegam repletos de Amor e felicidade, com um olhar brilhante e um sorriso enorme de alegria ... um dia gostava de partilhar um momento assim em primeira pessoa! Votos de Boa Missão, e Graças a Deus que o Sr.D. Antonio Marto fez boa viagem. Obrigada a todos por esta linda partilha. Xi-coração Grande da Dina Lourenço.

Maria José Costa disse...

Como deve ter sido importante um homem que está habituado a ir a Países como Alemanha,Itália, visitar o Gungo. E Luanda? Fiquei muito contente por ter ido a minha terra, Malanje. Quanto ao acolhimento, sei que foi o melhor, pois esses irmãos são o máximo a acolher. Espero que essa visita tenha contribuído para a Igreja em Leiria possa compreender melhor o vosso papel na ajuda que estão a dar. Um abraço a todos.