quarta-feira, novembro 28, 2007

António, o emigrante de sucesso, - II

Olá. Ainda se lembram do António Batata. Pois, ainda não tinha acabado a história dele. Então aqui fica o resto do que eu queria contar. É que muito mais haveria para dizer... mas agora ficamos por aqui. Dizia eu que logo que recebeu as botas e o casaco os usou durante um bocado de tempo, conforme se vê na imagem, apesar do calor. Com o dinheiro que recebeu comprou, entre outras coisas, um saco de arroz de 50 kg., uma caixa de esparguete, sabão e salsichas. Quando fomos ao Gungo, levámo-lo, bem como à sua preciosa carga, sem esquecer as botas e o casaco. Por lá ficou para umas mini-férias, pois havia muito tempo que estava longe da família. Quando regressou contou-nos a sua epopeia. Bem ao estilo africano, em pouco tempo distribuiu pelos familiares, vizinhos e amigos os bens que levara da cidade. Sim, que aquelas comidas são de cidade e quem chega ao Gungo com elas é visto como uma pessoa de sucesso, um emigrante que regressa e mostra o êxito da sua saída de um meio tão isolado e pobre. E então as botas e casaco… fizeram um verdadeiro furor entre a vizinhança. Ao retomar o trabalho o António tinha, em termos materiais, praticamente o mesmo que quando iniciou a primeira vez. Mas ele é que já era o mesmo para si próprio e para os outros. Agora, terminada a obra, é ele que fica como guarda da casa da missão quando a equipa missionária se ausenta para o Gungo. E os seus estudos, ainda que com alguma dificuldade, prosseguem. Cumprimentos a todos. P. Vítor Mira

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá meus queridos Manos Ondjoyetus: Há muito tempo não me comunicava convosco, mas aqui estou de novo, com muito carinho.Está história real, me fez pensar as vezes que me sinto tõ egoista sem partilhar não aquilo que tenho mas aquilo que sou e que muitas vezes é mais dificil de compartir com os outros: o meu tempo, uma palavra amiga, um sorriso a espera que outros se lembrem de fazer.Neste tempo de preparação para o Natal deixemos que ELE habite em nós e que saibamos deixar que o outro se aproxime de mim para dar aquilo que realmente SOU. Boa preparação neste ADVENTO.Manos de Angola aqui estamos unidos a Vós. Tambem estamos a preparar o dia de NOssa Senhora de Guadalupe, nossa padroeira do México.Um beijinho de passarinho e um abraço de urso.Vossa mana Ir.Nancy